Propostas para incrementar a política cultural de Contagem foram apresentadas no gabinete da prefeita Marília Campos nesta quarta-feira (10/02), com a presença dos representantes do projeto Viaduto das Artes, da secretária de Cultura Monique Pacheco e do secretário adjunto de Cultura Marcelo Bones.
O objetivo é preparar a cidade pós-pandemia, para receber uma série de manifestações culturais na perspectiva de ocupação e interação das pessoas nos espaços públicos. Para isso, os técnicos da Secretaria de Cultura em parceria com o projeto Viaduto das Artes vão elaborar projetos e meios para a captação de recursos para levar artes visuais, dança, música, teatro, literatura e inclusão social aos equipamentos públicos da cidade gratuitamente.
O artista plástico e presidente do Viaduto das Artes, Leandro Gabriel, defende o potencial do município como referência na região metropolitana, para reunir artistas e patrocinadores em torno de iniciativas que levam cultura e arte para todos.
A prefeita Marília Campos pontuou sobre a urgência de restaurar alguns equipamentos públicos da cidade, para devolvê-los à população. Entre os exemplos citados por ela, está o Cine Teatro Municipal, que permanece fechado há cerca de seis anos. “Nós temos que aproveitar aquilo que já existe na cidade para ocupar e humanizar. Contagem tem uma necessidade muito grande de espaços para manifestações culturais”, ponderou.
Viaduto das Artes
Desde 2006, o Viaduto Engenheiro Andrade Pinto, no Barreiro, é utilizado como um espaço de ocupação das pessoas e divulgação de artes visuais, música, teatro, dança, dentre outras manifestações artísticas.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: https://www.flickr.com/photos/191922565@N02/50930576497/in/album-72157718238683866/